terça-feira, 18 de agosto de 2009

Associação dos Professores de Filosofia e filósofos do Estado de São Paulo.


Plenária da Oposição alternativa (15/08/09) aprova moção contra a Divulgação de uma nota assinada pela diretoria da APEOESP.

5) Associação de filósofos; ficou deliberado uma moção da Oposição Alternativa contra a divulgação de uma nota assinada pela diretoria da APEOESP contrária a fundação da associação sem fazer o debate nas instâncias da APEOESP. Não debatemos o mérito, isso quer dizer que a Alternativa não fechou posição a favor ou contra associação, mas repudia o método da Articulação de se posicionar contra sem fazer o debate. A plenária também deliberou remeter para a Coordenação a decisão sobre este tema.

Nosso Calendário:

20/08 - 13h reunião da Coordenação da Alternativa (Pauta: Associação de Filósofos)

Pelo Adiamento das Aulas por Tempo Indeterminado

Não é novidade para ninguém que estamos mergulhados numa terrível pandemia da gripe suína e a cada dia que passa aumenta o número dos contaminados internados e é assustador o número de mortes no Brasil e no mundo inteiro.

A crise é tão grave que levou o governo do Estado a espaçar o início do semestre em curso, para o dia 17 de agosto de 2009 por orientação da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.

Jorge Curi, Presidente da Associação Paulista de Medicina, denunciou que: “Não há vagas suficientes nas unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) no Brasil para atender a todos os pacientes em estado grave da Influenza A (H1N1) gripe suína”, é uma constatação efetiva de que a pandemia está crescendo e parte dos contaminados está morrendo (Portal terra, 13/08/09).

Nesse contexto, as medidas preventivas como o reinício das aulas previsto para o dia 17/08/09, deveriam ser adiadas por tempo indeterminado, pois a gripe não diminuiu, o clima não se estabilizou e os professores, alunos e funcionários não têm nenhuma garantia de que com o retorno às aulas o número de casos da gripe suína não vai aumentar.

Existe um clima de insegurança e medo, uma vez que as condições de trabalho nas escolas públicas são deficitárias e o risco é iminente para professores, alunos e trabalhadores em educação. Salas superlotadas, condições higiênicas precárias nos banheiros dos alunos, aglomeração por um período de 6 horas, com picos de hiper-aglomeração nos intervalos e a falta de merenda escolar para os estudantes do ensino médio, o número de infectados poderá aumentar ainda mais, aumentando o número de óbitos em decorrência de medidas “precipitadas” por parte das autoridades governamentais.

As escolas não dispõem de higienizadores como álcool-gel ou sabonete líquido e os educadores não têm pré-requisito nem têm autorização para eventual definição de quem está ou não “gripado” no complexo escolar.

Entendo e temo que nestas condições o Vírus venha se disseminar ainda mais, comprometendo e piorando o já precário e combalido atendimento na saúde pública.

Não podemos servir de cobaias diante do inusitado, nem delimitar paradigmas a partir de medidas burocráticas e instáveis da saúde pública brasileira.

Nada pode justificar a possibilidade de colocar em risco a vida humana, principalmente quando os agendes causadores de riscos estão aterrorizando as pessoas.

A vida humana não tem preço, muito menos se justifica colocá-la em eventual risco em plena pandemia que tem sido devastadora nas “indistintas faixas etárias”.

Nas condições escolares existentes, com 40, 50 ou mais alunos por sala de aula, não é possível qualquer monitoramento por parte do professor, o qual via-de-regra não está psicologicamente e teoricamente seguro das orientações que devem ser dadas aos estudantes, ficando temeroso em “contaminar ou ser contaminado”.

A matéria abaixo expressa a preocupação e as medidas preventivas levando em consideração a vida e a dignidade da pessoa humana: “As aulas na rede pública estadual de Tubarão, em Santa Catarina, estarão suspensas a partir desta segunda-feira (10) por tempo indeterminado. A decisão foi tomada pelo governador Luiz Henrique da Silveira por causa da suspeita de 173 casos de Influenza A (H1N1)--conhecida como gripe suína-no município. Desse total, dez resultados de exames já foram concluídos e seis casos da doença confirmados.

A decisão é válida apenas para Tubarão. Segundo informações publicadas no site do governo catarinense, o retorno das atividades escolares no município só acontecerá depois que a Secretaria Estadual de Saúde tiver uma avaliação mais consistente sobre os casos suspeitos.

O levantamento divulgado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina mostra que dos 293 municípios do Estado, 36% notificaram casos suspeitos da doença e 8% confirmaram casos de contaminação. (Folha Online 09/08/2009 - 17h04)

A minha preocupação é de caráter sindical-filosófico, uma vez que o conteúdo acima é passível de questionamento pelos especialistas do governo, ou por técnicos e especialistas no tema e na área.

Contudo, para mim a educação é um “conjunto de elementos da condição humana” e a vida apesar da fragilidade inerente, não pode ser exposta a riscos, principalmente diante dos riscos tipificados e existentes.

Sem entrar no mérito da falta de investimento na saúde por parte dos governantes, o povo está abandonado a sua própria sorte, sem remédio suficiente, sem vacinas, sem UTIs suficientes para atender os pacientes e sem atendimento decente nas unidades públicas de saúde. A população pobre está à mercê do matadouro cotidiano do capitalismo, sendo necessário reagir contra esta situação.

A vida é frágil e é nosso dever revolucionário defendê-la, mesmo diante de questionamentos ou leituras diferenciadas que o tema e os interesses políticos e econômicos comportam.

Diante desse quadro, as entidades representativas do magistério (APEOESP e outras) devem provocar o debate, exigir mudanças nas condições de trabalho para o corpo docente e condições eficientes para os discentes. Exigimos ações preventivas adequadas para a preservação dos direitos fundamentais, diante das condições de insegurança e de risco provocados pela doença pandêmica.

Defender a vida e lutar é preciso!!!

Aldo Santos – Sindicalista, membro do Diretório Nacional e presidente do Psol SBC (12/08/09)

Obs. os documentos acima foram enviados pelo Companheiro João Zafalão , aos militantes da Oposição alternativa Estadual.

Acesse o Blog da Oposição Alternativa: oposicaoalternativa

Nenhum comentário: