ASSOCIAÇÃO DOS PROFESSORES DE FILOSOFIA E FILÓSOFOS DO ESTADO DE SÃO PAULO (APROFFESP)
Reunião realizada no dia 08 de outubro às 14h na SEE, sala 121, com a coordenadora da CENP – Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas – Profa. Valéria de Souza.
Presentes à reunião: professores Alan Aparecido, Chico Gretter e Aldo Santos, presidente da entidade. Num clima descontraído, a reunião começou com a leitura da pauta protocolada antecipadamente junto a Secretaria Estadual de Educação, com as seguintes reivindicações: ampliação da grade curricular de filosofia nos 2° e 3° anos do ensino médio (pelo menos duas aulas); introdução da filosofia no ensino fundamental; convocação dos demais professores concursados e outras.
A professora Valéria afirmou que o estudo da Secretaria, por meio da CENP, aponta para a diversificação do currículo no Ensino Médio de acordo com as diretrizes do ensino médio do MEC. Os estudos serão aprofundados em 2011 para implantação em 2012. A matriz curricular, por áreas do conhecimento, será definida pelos próximos gestores da SEE, ficando a escolha das áreas de acordo com o interesse da comunidade escolar (pais, alunos). Esta proposta vem ao encontro das discussões das Diretrizes Curriculares para o Novo Ensino Médio em nível nacional.
Sobre a introdução da Filosofia no Ensino Fundamental, a representante da CENP informou que não existe por parte do governo qualquer estudo sobre o assunto. A APROFFESP solicita estudo para a sua implantação, uma vez que nas escolas particulares o ensino de Filosofia já é uma realidade e tem sido um sucesso.
Referente à convocação de professores que foram aprovados no último concurso público, segundo a representante do governo, a SEE irá convocar todos os classificados (cerca de 20 mil) no primeiro semestre de 2011. Segundo a professora Valéria, o contingente para fazer o curso de formação (ou escola do governo para a gestão de professores) é alto; então os convocados participarão do curso no segundo semestre de 2011, tomando posse em 2012.
Questionada sobre a flexibilização do ensino da Filosofia e da sociologia, conforme o parecer 242/ 2009 e deliberação 77 do CEE, a professora Valéria disse que na resolução 98/2008, a SEE optou pela manutenção das disciplinas de filosofia e sociologia na grade curricular e não pensa em mudança.
A Associação posicionou-se ainda criticamente a respeito do “Caderno de Filosofia”, tanto do aluno quanto do professor, pela falta de unidade metodológica dos conteúdos e pela falta de referência biográfica e bibliográfica dos autores responsáveis pela publicação.
A Coordenadora da CENP, a nosso pedido, ficou de entrar em contato com a Secretaria da Educação do Estado do Paraná para solicitar a liberação dos direitos autorais do material de filosofia (Coletânea de Textos Filosóficos) a fim de disponibilizá-los aos professores da rede pública de nosso Estado.
A professora Valéria solicitou da Associação que faça, por escrito, uma análise crítica do material de apoio pedagógico (os “cadernos”) de filosofia para contribuir com a melhoria do mesmo.
Por fim, a APROFFESP propôs que todo e qualquer debate e publicação de caráter filosófico leve em conta as experiências e a participação dos educadores no referido processo. Reivindicamos também, que as entidades de classe sejam respeitadas e recebidas pelos órgãos públicos, como agora aconteceu.
Nada mais tendo sido tratado, atenciosamente, a secretaria dos trabalhos pelo professor Alan Aparecido Gonçalves.
Obs.: justificaram a ausência, os professores (as): José Jesus, Alba, Vanda, Celso Torrano, Maria Cristina.
Http://aproffesp.blogspot.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário